Templates da Lua

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Topo Gigio



TOPO GIGIO

O personagem Topo Gigio foi criado em 1958 pela italiana Maria Perego, ele tinha aproximadamente 20 centímetros de altura. No Brasil o personagem apareceu pela primeira vez no programa Mister Show, na Rede Globo, em 1969. Ele dividia a telinha com o humorista Agildo Ribeiro. Os dois, boneco e ator, viraram mania nacional. Uma infinidade de produtos foram lançados com a estampa do ratinho. Agildo fazia o papel do adulto que educa uma criança e Topo Gigio era essa criança adorável. Agildo perguntava "Já escovou os dentinhos" e Topo Gigio respondia com seu sotaque característico "djááá"
O programa causou um certo alvoroço quando alguns pisicólogos e educadores acusaram o personagem de só incentivar o lado bom das crianças, deixando de lado a agressividade e a maldade, necessárias para equilibrar a formação da personalidade infantil. A série deixaria a TV brasileira em 1971.



Em 1983, o personagem voltaria a TV, dessa vez na TV Bandeirantes, com o programa Boa Noite, Amiguinhos, que passou despercebido. Em 1987, nova tentativa, agora com um novo companheiro para Topo Gigio, o ator Roberto Petráglia. Novamente não houve a repercussão esperada e o personagem foi novamente retirado do ar. Em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, dessa vez dentro do programa Zorra Total, mas desistiu diante dos altos custos que a empresa italiana, detentora dos direitos do personagem, pediu para liberar Topo Gigio.
Topo Gigio adorava cantar e dançar, especialmente a música Meu Limão Meu Limoeiro, e sempre no final do programa aparecia de pijama e toca e rezava para dormir, ensinando as crianças a rezar também


22 comentários:

  1. aeuaheuaheuaheuah

    engraçado esse bichinho..

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que é mais estranho o Bichinho ou a Xuxa...

    ResponderExcluir
  3. Como as coisas são engraçadas... Já ouvi tanto adulto falando desse Topo Gigio... E, quando se pensa que estava esquecido... Ele reaparece.

    Como é bom ter pessoas nostálgicas, que valorizam as lembranças :]

    /Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. eu não conhecia o topo gigio, mas pelo o q eu lí, ele era bem legal e foi responsável por uma certa evolução na tv - não sei se estou certo-.

    o interessante foi q ele causou alvoroço pq ele incentivava o LADO POSITIVO DA CRIANÇA!!!
    se fosse um bichinho violento eles estavam criticando, mas comlo era bonzinho... tbm criticaram... rs

    me lembrou o Mickey.

    visita o meu blog tbm... é novo e estou divulgando:

    http://ojuninhoblog.blogspot.com/

    parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  5. AHHH Eu adoro o Topo Gigio, ele fez parte da minha infância!!!!!! Eu tinha o chinelinho dele, uma graça!

    ResponderExcluir
  6. Meu professor de quimica sempre fica cantando a musica do Topo Gigio foi a praia para chamar atenção uhauehuaaeuhaeeuhae


    http://w1games.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. rs Topo Gigio literalmente é ums figura né rs muitofo fofo...
    me identifico com esse mundo imaginário..rs 0_0
    bjoO e parabéns *-*

    ResponderExcluir
  8. ai q maneiro, lembrei de minha infância...

    topo topo gigio...lalalala...

    massa recordar é viver!!

    sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Caraca! Acordou uma lembrança minha que tava adormecida a séculos! Eu tinha os filmes, e cresci vendo! Caramba! Me esqueci completamente! Impressionado demais pra comentar mais alguma coisa, caraca...

    ResponderExcluir
  10. Nossa vei, eu tinha uns bonequinhos dele...caraca meu irmão me lembrei da minha infância...muito nostálgico esse blog, adorei mesmo

    ResponderExcluir
  11. Não vou dizer qeu lembro deste personagem porque tenho 16 anos... É quase impossível! Mas eu tenho certeza que os fãs deram graças a Deus que ele não caiu nas mãos sem graça do Zorra Total.

    Ótimo Blog! É quase um domínio público!

    ResponderExcluir
  12. mto bom!!!

    ahuauhauha

    http://kurubacobaco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Poxa que maldade tirar esse ratino topo giggio
    mas ainda bem que o ratinho não foi parar no Zorra total aquele programa é ridiculo

    ResponderExcluir
  14. EU nem era nascida ainda, mas já vi alguns vídeos do Topo Giggio. ena que não existem mais personagens assim hoje em dia ._.

    ResponderExcluir
  15. Cara, muito bom o post, o blog parece ser bem legal, só bati o olho, mas Topo Giggio era tudo de bom, eheheheh

    parabens pelo post

    ResponderExcluir
  16. Adorava aquela musica do limão ... hahahahaha ! Ser diferente é muito mais legal , por isso que considero esse blog muito bom !

    meus parabéns !

    http://escrevendoeupenso.wordpress.com/

    Breno Massena

    ResponderExcluir
  17. kraca eu num lembro desse boneko!
    Mais o teu blog eh show!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Esse ratinho é 13. Tenho um vinil aqui em casa e certa vez fui ouvir para matar a nostalgia. Coisa de nerd.

    Não sei que diabos - sim, diabos, he! - houve que o vinil começou a girar mais devagar e a voz irritante do Toppo começou a ficar macabraça, enquanto ele cantava: "Eu não quero ser só mais um ratinho"

    Do mal. he!

    http://nobreu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. oiii não sei muiito desse personagem mas tenho certeza que ele é muiito fofo e que fazia muiito sucesso e raças a seu blogg vou me interessar para conhece-lo mais

    ResponderExcluir




Powered By Blogger